Copo de 3: PROVA Laurent Charles Brotte Côtes du Rhône Villages Cairanne Réserve Christine 2000

11 outubro 2006

PROVA Laurent Charles Brotte Côtes du Rhône Villages Cairanne Réserve Christine 2000

Um salto até França, mais propriamente pelo vale do Rhône onde encontramos os famosos Chateauneuf du Pape, os Côtes du Rhône e os Côtes du Rhône Villages, onde o nome Villages é o nome da aldeia/comuna onde as vinhas estão situadas, até se pode afirmar que cada Village tem um terroir muito próprio, em que alguns são melhores que outros. Dois dos grandes terroirs são os de Rasteau e de Cairanne, de onde provem este vinho aqui provado:

Laurent Charles Brotte Côtes du Rhône Villages Cairanne Réserve Christine 2000
Castas: 50% Grenache, 30% Syrah e 20% Mourvédre - Estágio: Não indicado - 13% Vol.

Tonalidade ruby escuro de média concentração com rebordo ligeiramente laranja
Nariz a mostrar-se muito apelativo, de boa intensidade, a mostrar-se complexo e elegante, frutos pretos bem maduros e alguma compota, toque especiado presente no vinho em conjunto com aromas de chocolate, baunilha, caixa de charutos, couro, a certo momento lembra o aroma a licôr, no final tem um toque vegetal muito discreto, tudo isto num vinho com conjunto equilibrado e harmonioso.
Boca com boa estrutura, a mostrar um vinho concentrado de sabor e sedoso na passagem de boca, fruta presente, especiaria, frescura presente, equilibrado no seu todo com final longo e persistente com recordação de licôr.

É um vinho que surpreendeu pela sua finesse e harmonia de conjunto, muito elegante nos seus atributos, muito apelativo, com uma ligação muito boa entre nariz e boca, a fugir claramente ao que se faz por Portugal. Sai a 8€ do produtor.
17

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.