Copo de 3: Encostas de Estremoz Trincadeira 2004

21 Janeiro 2008

Encostas de Estremoz Trincadeira 2004

Os vinhos “Encostas de Estremoz” são um projecto encabeçado por José Castro Duarte e sua mulher, com apoio do seu grande amigo e enólogo Miguel Reis Catarino, projecto este, que nasceu na Quinta da Esperança em Estremoz, onde as novas tecnologias de Viticultura são adaptadas à realidade portuguesa.
As principais castas são que se podem encontrar são: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet, sendo que 6ha são de uva branca.

Encostas de Estremoz Trincadeira 2004
Castas: 100% Trincadeira - Estágio: 210 dias em barris novos de Carvalho Americano e Allier - 14,5% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/baixa
Nariz com aroma bem balanceado entre fruta madura (ameixa) e madeira com toque de baunilha e cacau em pó, que rapidamente se deixa invadir pelo toque vegetal da Trincadeira, vegetal seco, azeitona verde e ligeiro floral em segundo plano com nota fumada em fundo.
Boca revela um vinho com alguma frescura e com alguns taninos ainda presentes, que conferem ligeira secura durante a passagem de boca. A fruta marca pouca presença num vinho sem grande complexidade, com final sem grande persistência.

Não consegue ser dos varietais Trincadeira que mais cativa durante a sua prova, apesar de bem feito e se mostrar bastante correcto, é um vinho simples naquilo que apresenta, com um preço a rondar os 9€
14

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tendo, até ao momento, provado os restantes varietais, considero que este trincadeira, detém o corpo e a "alma" de um verdadeiro alentejano. Com fraca acidez e sem taninos de registo (marca da região que não surpreende), configura-se como um vinho fácil.
Não sendo inesquecível, vale no entanto a experiência

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.