Copo de 3: Dois Guias para 2008

08 janeiro 2008

Dois Guias para 2008

Nos dias de hoje a oferta no que toca a Guias de Vinho é ampla e adequada a todos os gostos, são vários os autores dos mesmos, capaz de atrair mais ou menos quem os lê e procura. Tudo isto depende essencialmente se quem compra e lê (consumidor) se sentir identificado com a maneira de escrever do autor do guia, tal como a prova de um vinho é subjectiva na sua análise e classificação, o mesmo acontece ao apreciar um guia.

O primeiro guia para 2008 aqui colocado foi o Vinhos de Portugal 2008 de João Paulo Martins, dando agora lugar a mais dois guias, que se tornaram compras obrigatórias:

Guia de Compras - Vinhos Portugueses e Estrangeiros disponíveis em Portugal 2008
É o guia anual da responsabilidade da Revista de Vinhos, vai na oitava edição e tem como objectivo o de ajudar o consumidor no acto da compra (penso que este é o objectivo de todos os guias).
É um Guia de fácil consulta, basicamente é um anuário pois resume-se a uma compilação das provas realizadas pela Revista de Vinhos no ano de 2007.
Vem incluido na edição de Dezembro da Revista de Vinhos e pode ser comprado em separado.



240 Melhores Vinhos para 2008
Guia da autoria de Aníbal Coutinho, que já tem sido referenciado aqui no Copo de 3 em anteriores anos. Este ano foram 240 os vinhos que em prova passaram a fasquia dos 84 pontos e tiveram direito a aparecer no Guia.
Tem como extra o facto de aliar a Gastronomia a determinados vinhos, onde dois chefes convidados fazem as respectivas ligações eno-gastronómicas, este ano temos o chefe Ljubomir Stanisic e o chefe Marco Gomes.
O detalhe que falta, e que já fez parte de alguns guias anteriores, seria a meu ver estender novamente as ligações Eno-Gastronómicas a todos os vinhos provados.
Foi colocado à venda dia 22 de Dezembro por 4,90€

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.